top of page

1ª e 2ª Brassagem

Para contemplar todo o aprendizado adquirido no decorrer do projeto realizado é essencial que o executemos na prática. Com o intuito de enriquecer e de aprender ainda mais por métodos empíricos foi colocado como uma das atividades do projeto a realização de duas brassagens para a produção da nossa “Breja Morena”.

A primeira brassagem foi realizada com o intuito de observar como o processo se dava, identificar possíveis transtornos no método utilizado e os seus resultados apresentados, com a finalidade de realizar um planejamento para melhor otimização e automação da planta piloto construída, através dos seus pontos de melhoria.

Para tanto realizou-se os métodos para a produção de cerveja de modo estritamente artesanal, executando os controles de temperatura e fluxo de carga manualmente, mas sem perder a qualidade e inovação da cerveja produzida pela nossa marca, Lampiões do Malte. .


Ao analisar os dados obtidos pelo primeiro lote foi realizado o planejamento de como melhorar o processo e deixá-lo o mais automatizado possível dentro da nossa realidade e orçamento disponível. Incrementamos a planta piloto através de equipamentos de controle, como através do uso de termostato para controle de temperatura, e através do uso de válvulas, bombas, trocador de calor tipo serpentina e entre outros, como representado na Imagem 1. .

Imagem 1 - Representação do esquema para produção da 2ª brassagem de cerveja

ree

Fonte: Autoria própria.


Com isso realizamos também um melhor controle dos dados envoltos na nossa produção e chegamos ao resultado de uma cerveja deliciosa e pra lá de arretada, do jeito que o nordestino gosta. A nossa cerveja é do estilo Brown Ale, tem um aroma adocicado e coloração castanha.


 
 
 

Comentários


bottom of page